Como aumentar a Capacidade de Armazenamento CFTV

CFTV (Circuito Fechado de TV), é um sistema de captação e retenção de imagens produzida por câmeras digitais ou analógicas e elas permitem que as imagens sejam gravadas por meio de videovigilância através de monitores conectados a uma rede central.

Além dessa captura de imagem, é necessário uma infraestrutura em que o sistema de monitoramento deve suportar novas câmeras e também, possuir espaço de armazenamento livre. Mas, como podemos aumentar essa capacidade?

Primeiro precisamos entender como funciona o armazenamento CFTV.

Todo sistema de vídeovigilância, seja ele DVR (Digital Video Recorder – analógico) ou NVR (Network Video Recorder – digital), ambos utilizam hard disks para armazenar imagens capturadas. Os DVR’s possuem apenas um disco interno, enquanto os sistemas de CFTV’s possuem soluções profissionais com possibilidades de serem equipados com vários discos, o que aumenta o armazenamento do sistema.

Os DVR’s de baixo custo não permitem atualização de software, o que dificulta a inserção de hard disks para aumentar o armazenamento. Algumas soluções de monitoramento CFTV também não aceitam esse aumento de espaço.

Quando as empresas trocam ou atualizam as câmeras antigas pelas em formato HD, isso acaba consumindo mais espaço no disco. Portanto, novas soluções com maior capacidade de armazenamento são necessárias.

Storages e servidores NAS (Network Attached Storage), são dispositivos utilizados para armazenar imagens, sejam analógicas ou digitais.

Esses servidores possuem vários terabytes de capacidade, são ótimas soluções para evitar falhas de hardware ou recuperar dados em caso de desastres.

Todos esses tipos de segurança e armazenamento de dados possuem um custo, então antes de comprar um storage você precisa saber alguns pontos essenciais:

  • A imagem de vídeos em formato HD ocupam quatro vezes mais espaço do que uma imagem gravada por câmera analógica. A dica é para que você mantenha essa alta qualidade somente onde for necessário.

  • A maioria dos sistemas CFTV, (NVR ou DVR), possuem o recurso de “smart recording”. Nesse caso a gravação só ocorre através do movimento. Essa é uma ótima forma de reduzir o tamanho dos arquivos e liberar espaço de gravação, sem comprometer a qualidade dos vídeos.

  • Use ferramentas como Digifort, Milestone e D- Guard para calcular o espaço de disco para cada instalação. Compactação de imagens, quadros capturados, taxa de bits das câmeras, iluminação do ambiente, são fatores que alteram o espaço de armazenamento necessário. Com o suporte dessas ferramentas, você poderá analisar quais câmeras estão consumindo mais banda e qual será o espaço necessário para cada uma delas.

  •  Ajuste o campo de visão das câmeras. Fique atento para que elas gravem apenas o que for de sua responsabilidade. O que não for vai apenas consumir espaço no seu armazenamento.

  • A iluminação inapropriada pode ser um problema para os ambientes de vigilância noturna. Uma boa iluminação minimiza o espaço de armazenamento, entregando melhores resultados e diminuindo o investimento em câmeras sofisticadas.

Tem interesse em aumentar sua capacidade de armazenamento? a On Live Brasil garante soluções e serviços de telecomunicações que atendem plenamente suas necessidades com qualidade, inovação, conexão confiável, ilimitada e com alta velocidade, além de caber no seu bolso.

Acesse: https://onlivre.com.br/quem-somos/ e invista na sua segurança!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *