Quando pensamos em um projeto de CFTV logo pensamos nas dificuldades que se apresentam para desenhar um bom projeto, temos muitas tecnologias disponíveis no mercado e tantas opções diferentes (de câmeras, gravadores de imagens, fontes, por exemplo) para selecionar e comparar.
Pensando em te auxiliar, separamos dicas na hora elaborar um bom projeto. Confira!
1º Passo: Defina os objetivos do projeto de CFTV
Uma reunião com todos os envolvidos na empresa é o primeiro passo para entender as motivações e identificar as necessidades para o desenvolvimento do projeto.
Um projeto de CFTV pode ser necessário baseando-se em diversos fatores, como atividade da empresa, formato de exibição ou até mesmo por uma legislação vigente.
O objetivo pode ser atender a uma necessidade específica, como segurança de um perímetro da empresa, coibir a incidência de furtos, monitorar processo produtivo de um determinado setor, acompanhar saída e entrada de pessoas/veículos e etc.
2º Passo: Definição do local e posicionamento das câmeras de segurança
Uma câmera de segurança pode ser utilizada com o objetivo de obter uma visão geral de uma grande área, de maneira que se consiga visualizar de forma superficial as motivações de uma cena. Possivelmente será instalada em local alto e livre de obstáculos.
Caso haja a necessidade de identificar indivíduos ou obter detalhes mais precisos, a câmera ficará posicionada mais próxima da cena.
O local e o posicionamento são informações relevantes na definição dos requisitos desejáveis para as câmeras.
3º Passo: Definição das câmeras para o projeto
Os requisitos definidos para o projeto de CFTV determinam as câmeras a serem utilizadas. As funções como reconhecimento de indivíduos ou objetos, exigem uma quantidade de pixels para que sejam aceitáveis, definindo, a resolução mínima da câmera.
O local e posicionamento da câmera vão determinar outros requisitos como tipos de lentes, iluminação com infravermelho, proteção contra poeira e água, proteção contra vandalismo, assim como, técnicas de captura de imagem e tratamento de imagem devido a variação de luz.
4º Passo: Software e gravação
O software de vídeo monitoramento fornece as funcionalidades para gerenciamento do sistema de CFTV.
Pode conectar monitores e sistemas de videowall nas salas de segurança, gerar relatórios de imagens e pesquisas de eventos e alarmes. Ainda poderá ter recursos de análise de vídeo desenvolvidos para estacionamento, perímetros de fábricas, entre tantos outros possíveis.
Algumas funções avançadas podem ser desejadas no seu projeto, como integração com outros sistemas, com centrais de alarme, controle de acessos, sistemas de RH, banco de dados e etc.
O tempo de armazenamento das imagens vai depender de vários fatores, como quantidade de câmeras, qualidade de imagens e a capacidade do HD. Para te auxiliar nesse processo, você pode utilizar calculadoras online, como essa:
https://www.seagate.com/br/pt/video-storage-calculator/
5º Passo: Definição da central de monitoramento
Uma sala de monitoramento deve fornecer os equipamentos e ferramentas necessárias para que a equipe de segurança possa responder de forma efetiva, atendendo o nível de resposta desejado especificamente para o seu projeto de segurança eletrônica.
Esse local deve estar provido de monitores profissionais com resolução compatível com a aplicação, além de estações de trabalho que atendam aos requisitos do sistema quanto ao processador, memória e placa de vídeo.
6º Passo: Infraestrutura física e de rede
A infraestrutura garante que as câmeras, servidores e todos os dispositivos possam ser conectados e suportados.
É importante neste passo, avaliar todos os pré-requisitos para atender a demanda do VMS, do Storage, das portas de rede no switch, regras de acesso aos usuários ao sistema, capacidade de processamento dos analíticos, fazendo todos os cálculos necessários para que o sistema de CFTV possa trabalhar sem qualquer gargalo gerado pela falha de levantamento da infraestrutura.
A infraestrutura física e de cabeamento de rede deve suportar a tecnologia e estar instalada conforme estabelecido pelas normas, garantindo a segurança e integridade do sistema.
Precisa de uma ajuda para fazer o seu projeto? Entre em contato agora!