Como Melhorar o Atendimento ao Paciente em Clínicas e Consultórios

O atendimento ao paciente é o que garante o sucesso de sua clínica ou de seu consultório. Um cliente bem atendido e satisfeito se fideliza naturalmente. Quando isso se diz respeito à área da saúde, a afirmação é ainda mais verdadeira.

Afinal, o paciente se sente bem cuidado e prestigiado pelos profissionais. Considerando a importância disso, separamos dicas de como melhorar o atendimento ao seu paciente.

1) Saiba as necessidades do público-alvo

Só é possível melhorar o atendimento ao paciente se o gestor da clínica ou consultório o conhecer. É preciso estudar o público-alvo para saber suas principais demandas e preferências. 

Invista tempo nessa tarefa de entender o comportamento dos pacientes para oferecê-los soluções adequadas. Uma conversa informal ou por meio das redes sociais ajuda bastante nisso. Alguns dados importantes de se ter são idade, localização, estado civil e sexo.

2) Não demore a atender o paciente

Quantas vezes você já se irritou esperando pela prestação de um serviço? O mesmo vale para o paciente. A demora no atendimento é o maior inimigo de clínicas e consultórios. Se você é pontual, pode ter certeza que esse fator é extremamente bem avaliado pelo paciente. Afinal, os atrasos longos e constantes indicam uma falta de compromisso e descaso com o tempo do paciente.

Por isso, determine um tempo médio de atendimento. Além disso, organize a agenda e a recepção.

3) Ofereça várias opções de agendamento e canais de comunicação

Redes sociais, aplicativos de mensagens, e-mail, site, telefone. Se você possui todos esses canais de relacionamento, o paciente escolherá aquele que mais gosta para entrar em contato. Dar ao cliente a escolha da forma de se relacionar é primordial. Essa medida passa a mensagem de que você preza pelo tempo dele.

E não só isso. Você pode utilizá-los para agendar consultas. O agendamento facilitado é uma das formas de melhorar o atendimento ao paciente em clínicas e consultórios. E esse diferencial é muito valorizado, porque todos procuram jeitos práticos de marcar compromissos no dia a dia.

4) Faça pesquisas de mercado

As pesquisas de mercado são ótimos subsídios para melhorar o atendimento ao paciente em clínicas e consultórios. Elas são importantes para os gestores se atualizarem sobre o serviço prestado e sobre ferramentas que contribuem para a gestão. No mesmo sentido, frequentar seminários e workshops para saber sobre tendências auxiliam no crescimento do negócio.

5) Tenha um feedback do paciente

Escutar o paciente é a melhor forma de melhorar sua prestação de serviços. A pesquisa de opinião é uma boa maneira de obter esse feedback. Por meio dela, será possível entender qual fator tem maior influência positiva sobre a experiência do paciente na clínica. Sejam online ou presenciais, as pesquisas precisam abordar pontos fundamentais.

Qualidade técnica do atendimento, relação com profissionais, recepção, tempo de espera, facilidade de acesso, qualidade dos materiais e equipamentos, dentre outros fatores, podem ser objeto de avaliação.

6) Tenha uma recepção impecável para melhorar o atendimento ao paciente

Uma primeira boa impressão é uma ótima forma de cativar um paciente. E a recepção da clínica ou do consultório é o primeiro espaço de experiência dele. Por isso, o impacto que ela gera no paciente repercutirá em todo o atendimento.

E contar com um sistema de atendimento confiável, disponível e flexível é fundamentalinstalações para PABX são relativamente simples e podem ser muito úteis a consultórios e clínicas médicas. 
Disponibilizando um ramal para cada setor, a comunicação entre os diversos setores da instituição e com os pacientes e seus familiares se torna mais dinâmico. Adotar uma central telefônica, independente do tamanho de uma empresa, aumenta a produtividade e a satisfação dos clientes, que podem resolver algumas situações diretamente do conforto de seus atendimentos.

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