Qual a diferença entre CFTV analógico e digital?

Na área de segurança eletrônica, uma das soluções mais conhecidas é o CFTV (Circuito Fechado de Televisão). Utilizado por residências e empresas de todos os portes, foi se modernizando ao longo do tempo para oferecer maior qualidade de imagem e comodidade aos usuários.

Pensando em ajudá-lo a responder perguntas sobre o tópico, elaboramos este artigo. Nele, discutiremos dois tipos desse sistema: CFTV analógico e digital. Você entenderá melhor como funciona cada um dos sistemas, bem como as diferenças, vantagens e desvantagens.

Quer saber mais sobre CFTV? Confira!

O que é CFTV?

Os circuitos fechados de televisão consistem em câmeras responsáveis ​​por coletar imagens internas e externas de um determinado ambiente. O elemento básico do CFTV é o chamado DVR (Digital Video Recorder), ou seja, um dispositivo para gravar imagens gravadas por uma câmera de segurança.

Agora vamos explicar as diferenças, vantagens e desvantagens dos dois sistemas no mercado. Sistema digital-analógico Cftv.

A principal diferença que qualquer consumidor pode perceber sem dificuldade é a qualidade da imagem entre eles.

O sistema de CFTV digital via câmeras IP é capaz de gravar imagens em alta definição, que pode chegar a 2592 x 1944. Todas as imagens captadas são gravadas simultaneamente pelo aparelho, cabendo ao analista de imagens escolher qual câmera é mais ou menos adequada durante a busca.

A gravação de alta qualidade permite a análise detalhada da imagem, reconhecimento de pessoas, objetos, placas, com possibilidade de zoom, enquadramento e edição. Pesquisar dias e horários específicos é rápido e fácil, pois todo o arquivo é armazenado na unidade de HD de maneira ordenada.

Por outro lado, os sistemas analógicos de CFTV estão gradativamente se tornando obsoletos devido à escassez de recursos que oferecem e à fácil corrupção de seus arquivos, que, além de danificados, podem ser facilmente recuperados em caso de furto. As gravações são feitas em fitas que precisam ser constantemente substituídas e catalogadas externamente, mas não há data e hora exatas nelas. Mesmo que o sistema tenha mais de uma câmera cobrindo o perímetro, as gravações são feitas uma de cada vez e as demais são ignoradas. Em caso de atividade suspeita em mais de um ponto por vez, várias imagens serão perdidas devido à rejeição do sistema.

A instalação dos dois sistemas de CFTV são muito diferentes.

No sistema CFTV Analógico

É necessária a instalação de um cabo de transmissão para cada uma das câmeras instaladas individualmente, o que torna a instalação mais demorada e onerosa. Quanto maior for a distância, entre câmeras e base, mais complexo será o planejamento de cabeamento para alimentação e projetos mais robustos. As imagens são armazenadas em fitas e de forma não simultânea, mesmo que exista mais de uma câmera no local.

No sistema CFTV Digital

As imagens são transmitidas digitalmente, as câmeras IP são interligadas, o que permite a utilização da rede de comunicação digital já existente no ambiente. As imagens são armazenadas em um HD de forma simultânea.

O sistema Analógico ainda é encontrado no mercado e tende a cada ano se tornar mais obsoleto. Esse movimento de renovação é responsável inclusive pelo desenvolvimento de receptores de imagens híbridos capazes de armazenar as duas formas de recepção.

Em dúvida sobre qual é a instalação certa para o seu caso? Entre em contato! Será um prazer colaborar para a proteção da sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat